sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Qual é a diferença???

Muitas vezes alguns termos são difíceis de determinar e diferenciar. Você sabe qual a diferença entre cágados, jabutis e tartarugas?

A principal diferença está ligada ao habitat e na morfologia da espécie. Porém, muitas vezes as diferenças morfológicas não são aparentes, o que gera divergências entre o nome cientifico e o nome popular.

Os jabutis são exclusivamente terrestres, apresenta casco bem alto em relação aos outros dois, suas patas traseiras são cilíndricas assim como as dos elefantes. São lentos, apresentam uma grande generalidade no hábito alimentar, mas preferem vegetais. Entram em letargo no inverno, sendo comum cavarem um buraco no chão e entrarem no mesmo durante este período.



Já o cágado é um quelônio dulcícola, apresentam um casco achatado e um pescoço longo. Suas patas apresentam dedos com membranas que juntamente com a carapaça delgada facilitam o nado. Costumam descansar sob o sol, fora d'água; são ágeis; carnívoros com grande preferência por peixes.



Por fim as tartarugas podem ser marinhas ou dulcícolas. São semelhantes ao cágados, mas possuem patas modificadas que lembram remos. Diferentemente dos cágados não dobram a cabeça para o lado quando querem esconde-la dentro do casco. Geralmente se alimentam de moluscos, algas, crustáceos e peixes.


Fontes
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-diferenca-entre-tartaruga-jabuti-e-cagado
http://diariodebiologia.com/2012/01/como-diferenciar-tartaruga-jabuti-e-cagado/#.UmH_Q3CUFWw
http://sitebiologico.blogspot.com.br/search/label/Herpetologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário