domingo, 13 de outubro de 2013



Fenologia

O que é fenologia?

A fenologia é o estudo da ocorrência de eventos biológicos repetitivos e das causas de sua ocorrência em relação às forças seletivas bióticas e abióticas e da sua inter-relação entre as fases caracterizadas por estes eventos, dentro de uma mesma ou de várias espécies (Lieth 1974).


A fenologia pode tratar de espécies animais(migração) ou vegetais (floração e frutificação). Este post será focado na fenologia vegetal. 

A fenologia remonta os primórdios da humanidade. Para muitos autores os primeiros registros sobre a fenologia estão registrados na Bíblia.

“...eis que passou o inverno, cessou o tempo e se foi, apareceram as flores na Terra, chegou o tempo de   cantarem as aves.... A figueira começou a dar figos e as videiras em flor exalam o seu aroma.” (Antigo Testamento - Rei Salomão)


As observações fenológicas tiveram início principalmente devido a necessidade do homem obter alimento. Deste modo, podemos destacar que a importância da fenologia reside na agricultura, a partir de calendários agrícolas que definem períodos adequados para o plantio e colheita de culturas. 



Atualmente os estudos fenológicos vem diversificando -se e demonstrando grande importância para o monitoramento de comunidades vegetais; permitindo a compreensão da dinâmica vegetal e desta forma, embasando estudos que buscam compreender a organização biológica de comunidades e ecossistemas, seja verificando como os recursos (flores(néctar e pólen) e frutos) ofertados pelas espécies vegetais estão estruturados ou em estudos de interação planta - animal (ex. polinização e herbivoria); estudos voltados para recuperação de áreas degradadas ou ainda no controle de espécies invasoras.



Como em geral os estudos fenológicos verificam a ocorrência de eventos biológicos ( ex. floração e frutificação) e as causas desses eventos sejam bióticos ( polinizadores e dispersores) ou abióticos (precipitação, temperatura e fotoperíodo), observou-se que estes estudos poderiam auxiliar trabalhos voltados na compreensão das mudanças climáticas. Assim, os dados fenológicos podem ser comparados com as variações abióticas permitindo verificá -las em grande escala geográfica e como as mudanças climáticas afetam processos fenológico, bem como o impacto potencial dessas mudanças climáticas nos ecossistemas naturais e na biodiversidade.




Lieth, H. 1970. Phenology in produtivity studies. Pp. 29-46. In: D. E. Reichle. Analysis of temperate forest ecossistems. Springer-Verlag, Berlim.

Lieth, H. 1974. Introduction to phenology and the modeling of seasonality. Phenology and seasonality modeling. Pp. 3-19. H. Lieth (ed.). Ecological Studies 8. Springer-Verlag, Berlin.  

Morellato, L. P. C. 1995. As estações do ano na floresta. Pp. 3741. In: L. P. C. Morellato & H. F. Leitão-Filho. Ecologia e preservação de uma floresta tropical urbana, Editora da Unicamp, Campinas. 

Morellato, L. P. C.; Leitão Filho, H. F. 1990. Estratégias fenológicas de espécies arbóreas em floresta semidecídua na Serra do Japí, Jundiaí, São Paulo. Revista brasileira de Biologia 50(1): 163-173. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário